Sobre

Grupo de Trabalho de História Antiga da Associação Nacional de História-Seção Rio Grande do Sul

 

O GT de História Antiga da ANPUH/RS, GTHA-RS, foi criado em 20 de dezembro de 2000, pelos Profs. Drs. Anderson Zalewski Vargas, Fábio Vergara Cerqueira, Francisco Marshall, Kátia Maria Paim Pozzer e Margareth Marchiori Bakos. Tal iniciativa foi consonante com a organização do GT em âmbito nacional, decidida na XX Reunião Anual da ANPUH, realizada em Florianópolis em julho de 1999. Visava-se com isso o fortalecimento da área através da maior inserção no âmbito acadêmico dos profissionais de História.

Tendo como primeira coordenadora a Profa. Dra. Margareth Bakos, o  GTHA-RS desde o início procurou criar um espaço de intercâmbio e de discussão de temas de História Antiga –  Clássica e Oriental -, aproximando pesquisadores, estudantes e demais interessados. Além disso, o GT apoiou diretamente diversas iniciativas ocorridas no Estado do Rio Grande do Sul, tais como as Jornadas de Estudos do Oriente Antigo, promovidas pela Profa. Dra. Margareth Bakos, o IX Simpósio de História Antiga e o II Encontro Nacional do GT de História Antiga da ANPUH, em setembro de 2002, etc. Este último evento, promovido pelo Núcleo de História Antiga do Departamento de História da UFRGS, contribuiu para o fortalecimento do GTHA-RS em âmbito nacional ao propiciar uma oportunidade de divulgação, aprendizagem e articulação de todos os interessados na expansão das Ciências da Antiguidade em termo nacionais.

A partir de novembro de 2002, já sob a coordenação do Prof. Dr. Anderson Zalewski Vargas – e seguindo as orientações da Diretoria do Núcleo Regional da ANPUH – o GTHA-RS conferiu às suas atividades um caráter eminentemente de estudo. Buscou-se definir um tema de interesse comum a classicistas e orientalistas e, a partir disso, começaram a ser realizados seminários nas diversas instituições dos participantes do Grupo. Conforme decisão do GT nacional, em assembleia realizada ao final do IX Simpósio de História Antiga, os encontros foram franqueados a graduandos de História, incentivando-se com isso a inserção discente no universo acadêmico e na área de História Antiga.

Após algum tempo com atividades menos frequentes, o GTHA-RS passou algum tempo desativo, sendo reativado no dia 19 de julho de 2016 durante o XIII Encontro Regional de História da ANPUH RS, em Santa Cruz do Sul/RS. Nesta reunião foi eleita a chapa única de coordenação do GT, sendo a gestão 2016-2018 composta pelos seguintes membros: Profa. Dra. Semíramis Corsi Silva (coordenadora), Prof. Dr. Rafael da Costa Campos (vice-coordenador), Prof. Wellington Rafael Balém (primeiro secretário) e Prof. Me. Carlos Eduardo Costa Campos (segundo secretário). Em novembro de 2017, por motivos de força maior, o Prof. Me. Wellington Balém se afastou da secretária da gestão 2016-2018, sendo substituído pelo Prof. Vinícius de Oliveira da Motta (Mestrando em História pela UFSM).

Além de propiciar desenvolvimento intelectual, espera-se que as atividades do GTHA-RS permitam a integração necessária para que o mesmo se insira de forma ativa no panorama acadêmico estadual e nacional. Esse objetivo será perseguido através da participação de seus membros em todas as iniciativas nos diversos campos do conhecimento humanístico, pertinentes às Antiguidades, bem como por meio do apoio e da promoção de atividades específicas por parte do grupo. O GTHA-RS também atuará através da proposição de atividades científicas e de divulgação como eventos acadêmicos, palestras e cursos de extensão, visando tornar acessível à sociedade o conhecimento sobre a Antiguidade no Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s